Artistas

BANCO DE CAPITAL INTELECTUAL


Após doze anos de dedicação às artes e à literatura, a ALPAS-21 modificou seus estatutos para abrir espaço aos profissionais de diversas áreas, os quais poderão divulgar palestras, treinamentos e cursos através desta página.
Os objetivos principais  do Banco de Capital Intelectual são: 

 - Disponibilizar uma base virtual de currículos para divulgar as competências dos associados para empresas e instituições públicas e privadas. 

- Oportunizar redes de contato entre profissionais e empresas para a atuação dos associados em palestras, cursos, pesquisas, projetos literários, culturais, sociais, educacionais e tecnológicos.


SEGUE ABAIXO, RELAÇÃO DE ARTISTAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSO QUADRO:



Júlio Pepe Barradas

Escritor, compositor e letrista, nascido em Santos-SP, 39 anos, residente na cidade de Brasília-DF. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Financeira e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas. Servidor público do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Realizou o projeto “Poesia Brasileira Cantada”, apoiado pela Secretaria de Cultura do DF, voltado a composições autorais registradas em dois CDs intitulados “Velho Abrigo” (2006) e “Passos de Edwiges” (2009).

 Premiações e destaques (música e literatura):

- Prêmio Sesc “Tributo Terra Brasilis” (categoria: Júri Popular), Brasília-DF (2006);

- 1º lugar - Concurso ”Internacionalizando o Jovem Escritor”, Vespasiano-MG (2007);

- Menção Honrosa - 1º Concurso Literalis de Contos, Porto Alegre-RS (2007);

- 1º lugar - XII Concurso de Poesias, Contos e Crônicas ALPAS XXI, Cruz Alta-RS (2007);

- 3º lugar - IV Festival de Contos, Poesias e Crônicas, Santa Lúcia-SP (2008);

- 1º lugar - IV Concurso Nacional de Contos de Cordeiro – Troféu Machado de Assis – Cordeiro-RJ (2008);

- Destaque Literário Nacional - Concurso Letras Premiadas, Cruz Alta-RS (2008);

- 3º lugar - VIII Concurso Literário Nacional “Cleber Onias Guimarães”, Tatuapé-SP (2008);

- 1º lugar - III Concurso Letras Premiadas Internacional, Cruz Alta-RS (2009);

- 2º lugar – Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso, Santa Rosa-RS (2011).







FLOR DE ESPERANÇA

 Maria Beatriz Silva, conhecida por todos pelo pseudônimo Flor de Esperança, nasceu em l3 de maio de l962, na cidade de Laje do Muriaé [RJ]. Esposa e mãe dedicada, seu filho Adir é o seu maior tesouro. Escritora/poetisa/trovadora/locutora. Concluiu os cursos de Formação de Professor, Contabilidade, Oficina de Expografia e outros cursos profissionalizantes no SENAI, SENAC e SES.

Exerce a função de Assessora Adjunta da Secretaria Municipal de Cultura, Delegada Acadêmica Representante Municipal da ALACRO (Academia de Letras Artes e ciências de Rio das Ostras) por Laje do Muriaé, atua como locutora na Rádio Virtual de Portugal “Sonho Sem Fronteiras”, com a programação: Em Cada Poesia Uma Canção.Tem participado em várias antologias poéticas: Antologia Poemas à Flor da Pele Volumes: 2, 3, e 4,  com coordenação de Soninha Porto, Antologia  Seleção Poética com coordenação de Magalí Oliveira, Antologia Paquetá a Ilha da Poesia com coordenação de Márcia Martins e Soninha Porto,   Antologia I Prêmio  de Poesia Casa  MAC –BH, com coordenação de Silvia Araújo Motta e Instituto Cultural Manoel de Carvalho. Em 2010 participou do I Congresso Nacional dos Poetas Virtuais do Brasil, na cidade de Santo Antônio de Pádua – RJ. Recebeu 2º lugar Menção Especial de poesia em trovas do I Concurso de Poesia Casa MAC de BH em maio de 2011, recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores em maio de 2011, recebeu titulo de Cidadã Benemérita em setembro de 2011.


Autora do Portal Cen (Portugal), participação mensal: Revista virtual Prosa e Verso (Portugal), Revista virtual Gruta da Poesia (Portugal). Participação na Minirevista literária Contando e Poetizando - RJ (Minirevista impressa e distribuída gratuitamente) e Revista Varal do Brasil, Colaboradora dos Blogs: Tribuna Escrita, Fotopoemas. Em 5 de setembro de 21011 personalidade da coluna“Biografias de Escritores, Poetas e Filósofos”, de Maria Catherine Rabello e coluna “Só Poesias”, o espaço poético do “Jornal da Cidade Online, abertura na edição de 11 de setembro 2011 com a poesia Primavera do Amor na seleção de Maria Catherine Rabello. Participou por um longo período no Jornal do Estudante com textos diversificados. Por 5 anos lecionou  pelo PAF (Programa de Alfabetização para Adultos), com grande êxito, terminado o seu contrato a procura de ensino era grande e continuando a alfabetizar adultos ainda por 2 anos, por sua conta própria sem fins lucrativos. Membro: CAPPAZ (Confraria Artistas e Poetas Pela Paz), Poemas À Flor da Pele, Clube Brasileiro da Língua Portuguesa – BH – MG, Poeta Del Mundo, Recanto das Letras, Revista Antônio Poeta, AVESP (Academia Virtual Sala dos Poetas Escritores), União Cultural, Beco dos Poetas, Comunidade Corpos Editora (Portugal). Livro publicado em 2011 – TROVAS AO LUAR. Site e livros virtuais hospedados em Portugal.




 LENIR MATTOS DE MOURA

 LENIR MATTOS DE MOURA, natural da cidade do Rio de Janeiro, onde nasceu numa tarde do verão de 1950, no dia 24 de fevereiro, sempre se interessou pelas letras e escreve pelo simples prazer de escrever.
Poesias editadas em Antologias por todo Brasil, Argentina e Portugal e poesias em  Antologias  lançadas na Bienal Internacional do Livro  - RJ. 2007/2009/2011.
. É colaboradora do programa FALAR POESIA, na rádio RAIZONLINE, em Portugal.
 Destaque no “X CONCURSO LETRAS PREMIADAS/2008" no Rio Grande do Sul,
Menção Honrosa no XIV PRÊMIO CIDADÃO DE POESIA 2011.
Menção Honrosa no 1º CONCURSO LITERÁRIO DO BLOG DA NATUREZA/2011
  6º lugar/2008 e 4ª lugar/2011 nos "II e V CONCURSOS DE POESIA GIOCONDA LABECCA", em Minas Gerais.                                                                                   
4º lugar no gênero poesia no 6º DESAFIO DE ESCRITORES DA CAMARA DOS DEPUTADOS no DF.
2º lugar no VI Concurso Literário Poesias Sem Fronteiras 2010
Primeiro  lugar no Concurso VirArte de Poesia, no Rio Grande de Sul.  
Livro solo de poesias intitulado “UM TURBILHÃO DE SENTIMENTOS”, publicado em 2009. 
 É membro da ACADEMIA CABISTA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS
E  membro Correspondente da ARTPOP – ACADEMIA DE ARTES DE CABO FRIO.